Logo_Capelli_Divine-branca-1920-2

Queda de Cabelo no Pós-Parto

A queda de cabelo é um problema que preocupa muitas pessoas ao redor do mundo, afinal, o cabelo é uma parte muito importante da nossa auto estima. Existem diversos fatores que podem gerar a queda de cabelo, como alopécia, gravidez, uso de produtos químicos, menopausa, medicamentos, estresse ou ansiedade, entre outros. Além de tratamentos capilares, existem algumas vitaminas que evitam a perda de cabelo, fortalecendo os fios e os deixando mais brilhosos. Você sabe quais são?

Estas vitaminas podem ser obtidas através de alimentos ou suplementos, e são necessárias para o crescimento e manutenção saudável dos fios. Vale salientar a  importância de um acompanhamento dermatológico para o consumo dessas, pois em excesso podem causar intoxicação. São elas:

  • Vitaminas do complexo B: a biotina, ácido fólico, riboflavina, e vitamina B12 estão inclusas neste grupo, e são essenciais para a saúde das células presentes no couro cabeludo, evitando assim, a queda dos fios. Como nosso corpo não produz essas substâncias, é importante manter uma alimentação balanceada e saudável.
  • Vitamina D: com função antioxidante e anti-inflamatória, a vitamina D é responsável pela saúde do couro cabeludo, recuperando a estrutura dos fios.
  • Vitamina A: responsável pela manutenção da estrutura da pele, cabelo e glândulas sebáceas, encarregada de produzir o sebo para hidratar e proteger o couro cabeludo.
  • Vitamina C: motivadores da melhor absorção de ferro, mineral fundamental para promover uma boa circulação sanguínea, responsáveis pela formação dos fios de cabelo.
  • Vitamina E: um poderoso antioxidante, a vitamina E protege as células contra os radicais livres, o que evita o envelhecimento das mesmas, mantendo a saúde capilar. 
  • Zinco: importante para o couro cabeludo, pois várias enzimas, enzimas e minerais dependem do zinco para um bom funcionamento, além de ser responsável pela formação de queratina e colágeno. 
  • Selênio: fundamental para o crescimento e fortalecimento dos fios, além de possuir ação antioxidante, responsável pela saúde do couro cabeludo.
  • Ômegas 3 e 6: responsáveis pela proteção da raiz do couro cabeludo, o ômega 3 e 6 são gorduras que melhoram a hidratação do couro cabeludo, importante aliado do crescimento dos fios.
queda de cabelo
lonely girl near window thinking about something. Sad woman looking the rain falling through a window at home

Depois de todas as dicas, que tal procurar um dermatologista para avaliar a saúde e o tratamento adequado para a saúde das suas madeixas?

Leia mais:  O que os Dermatologistas Indicam para Queda de Cabelo?

A queda de cabelo pós-parto ou queda de cabelo logo após o parto. Não é incomum, entretanto, pode ser bastante chocante ver uma quantidade perceptível de seu cabelo no travesseiro ou no chão do banheiro. Além disso, a taxa de queda de cabelo varia de pessoa para pessoa, algumas não tendo nada que seja perceptível, então pode ser difícil estabelecer o que é ‘normal’. 

Fique tranquilo, estamos aqui para lhe dizer que a queda de cabelo no pós-parto é normal. Mas o que você pode esperar? Neste artigo, explicamos o que o pós-parto causa a queda de cabelo, quando a queda de cabelo é normal, quanto tempo dura a queda de cabelo pós-parto e, o mais importante, damos dicas práticas sobre como lidar com a queda de cabelo no pós-parto. 

O que causa a perda de cabelo pós-parto? 

Então, o que causa a perda de cabelo no pós-parto? Alguns profissionais de saúde atribuem isso aos níveis de estrogênio e progesterona. Os altos níveis durante a gravidez fazem com que o cabelo permaneça no estágio de crescimento contínuo. É por isso que as pessoas grávidas costumam ouvir que têm cabelos incríveis, porque elas não estão perdendo cabelo e, portanto, seus cabelos parecem exuberantes e grossos.

No entanto, após o nascimento, os seus níveis hormonais começam a ‘equilibrar-se’. A queda de cabelo não é imediata, pois seu cabelo permanece no estágio de ‘descanso’ por alguns meses antes de começar a cair.  

Perda de cabelo pós-parto é normal? 

Como mencionamos antes, pode ser difícil estabelecer o que é “normal”, pois a taxa varia de pessoa para pessoa, com alguns não sentem nada perceptível. Mas em média uma pessoa perde algo entre 50-150 fios de cabelo por dia, no entanto, após a gravidez, você pode ter uma queda de cabelo de até 400 fios de cabelo por dia, e é por isso que é bastante perceptível. 

Quanto tempo dura a perda de cabelo pós-parto? 

Ok, então estabelecemos quanto cabelo é perdido, mas a verdadeira questão é, quanto tempo dura a perda de cabelo pós-parto? Você deve ver a queda de cabelo começar a desacelerar cerca de seis meses após o parto. No entanto, se você acha que a taxa de queda de cabelo não está diminuindo, sugerimos que consulte seu médico para obter mais conselhos e talvez exames de sangue. 

Leia mais:  Qual a Importância da Terapia Capilar?

Dicas para lidar com a queda de cabelo pós-parto

Agora, explicamos o que causa a queda de cabelo no pós-parto, quanta queda de cabelo no pós-parto é normal e por quanto tempo dura a queda de cabelo no pós-parto, é hora de passar para as dicas práticas para lidar com a queda de cabelo no pós-parto. 

Tenha uma dieta saudável

Sabemos que cuidar de um recém-nascido pode ser estressante e cansativo, mas da melhor maneira possível e tente cuidar de si mesmo, tendo uma alimentação saudável, repleta de frutas e vegetais, e bebendo seus 8 copos de água. Isso não é uma cura, mas ajudará no processo de crescimento do cabelo saudável

Tenha cuidado com seus penteados

Todos defendemos seu estilo de cabelo de forma a esconder a queda de cabelo pós-parto, mas recomendamos penteados de baixa manipulação e proteção. Isso ajudará especialmente se o seu cabelo também estiver sujeito a se quebrar. Portanto, dê um descanso ao seu cabelo e tente um coque ou torção reta.

queda de cabelo

Varie os estilos de cabelo e leve em consideração a tensão que você está colocando em seu cabelo ao modelar e travar suas raízes.  

Mantenha-o solto

Evitar penteados apertados e bandanas é uma ótima prática, mas ainda mais com a queda de cabelo pós-parto, portanto, mantenha-o solto e evite coisas que puxem ou pesem em seu cabelo e nas pontas. E certifique-se de dormir com um gorro, lenço de proteção ou fronha para ajudar a manter seu cabelo protegido enquanto dorme. 

Mantenha uma boa rotina de cabelo

Ao contrário da crença popular, lavar menos o cabelo não ajudará na queda de cabelo pós-parto. Em vez disso, tente seguir uma rotina simples de limpeza, hidratação e modelagem simples. Certifique-se de usar um shampoo e condicionador suaves e evite produtos químicos e calor! Porque? Bem, calor, alisantes químicos ou tinturas podem deixar seus cabelos ainda mais secos e mais sujeitos a danos.

Compartilhe
Call Now Button
WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Capelli Divine
Olá 👋
Podemos te Ajudar?