Logo_Capelli_Divine-branca-1920-2

O que é a Tricologia & Terapia Capilar

Existem muitas pessoas com problemas capilares, e a queda de cabelo, alopecia, oleosidade, caspa, seborreia, e outras enfermidades atingem não só mulheres, como homens e a tricologia pode ajudar com isso. A queda pode ser causada por vários fatores, como genética, estresse, ansiedade, gravidez, alopecia, entre outros. Esse transtorno já deixou de ser algo estético, sendo um problema real que pode até causar depressão, já que os cabelos passaram a ser o cartão de visita das pessoas. Através de diversos tratamentos que vários deles podem ser solucionados.  

Os profissionais desta área da saúde são especialistas em fios, e sabem como diagnosticar patologias através de um exame feito com o tricoscópio digital, podendo prescrever o tipo de tratamento mais adequado, e realizar todos os procedimentos necessários para que a queda de cabelo e danos causados no dia-a-dia seja revertida, devolvendo assim a saúde e beleza dos fios.

É através da terapia capilar que o tratamento é feito, e ele deve ser individualizado, focando em estabelecer a melhora da patologia de cada indivíduo. Algumas das opções de procedimentos são: carboxiterapia, argiloterapia, aromaterapia, laserterapia, eletroterapia e microagulhamento. 

Você já se perguntou por que o cabelo de algumas pessoas fica comprido e espesso, enquanto o cabelo de outras pessoas sempre parece quebradiço ou quebrado? Você já encontrou uma erupção ou secura estranha no couro cabeludo? Ou você simplesmente se perguntou o que pode fazer para promover um crescimento mais saudável do cabelo?

Todas essas são questões que podem ser respondidas pelo campo da tricologia. Especificamente, a tricologia se concentra na pele do couro cabeludo, que inclui os folículos capilares.

tricologia

A tricologia nos ajuda a entender as causas da queda de cabelo, e também, o que pode ser feito para aumentar o crescimento do cabelo. 

Tricologia e crescimento do cabelo

Afinal, para que o seu cabelo cresça, ele precisa do ambiente certo. Necessita de couro cabeludo e folículos capilares onde as condições sejam ideais para um ciclo de crescimento e descanso saudável. A tricologia trata da compreensão desse ciclo e da criação de condições. Sua função é prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento do cabelo.

Para colocar tudo de uma forma um pouco diferente, a tricologia responde ao porquê da queda de cabelo. Mas também responde à pergunta sobre o que vem a seguir, fornecendo um caminho para a substituição e crescimento do cabelo. A tricologia pode indicar as soluções de substituição de cabelo que realmente funcionam, mascarando os efeitos da queda de cabelo e ajudando você a se parecer e a se sentir você mesmo novamente.

Leia mais:  Trança de Linha de Crochê: Veja sua Utilização e Benefícios

A função da tricologia

Os clientes que procuram ajuda de profissionais podem receber testes tricológicos completos. Isso pode envolver uma varredura anatômica detalhada do couro cabeludo e do cabelo, usando câmeras especiais e outros instrumentos. Também pode envolver uma avaliação dos níveis de pH do cabelo e outros fatores químicos.

O objetivo é entender melhor a qualidade física do seu cabelo, bem como avaliar seus ciclos naturais de crescimento do cabelo. Entenda que seus folículos alternam entre os ciclos de descanso e crescimento e que é perfeitamente natural que até 10% dos seus folículos repousam a qualquer momento. É quando há uma interrupção neste ciclo, o período de descanso sendo alongado ou o período de crescimento diminuído, que ocorre a queda de cabelo. A tricologia nos ajuda a entender isso.

Os dados obtidos por meio de testes tricológicos podem fornecer uma noção clara do que está causando a queda de cabelo, mas também o que pode ser feito para evitá-la. A partir daí, soluções baseadas em tricologia, como shampoo e condicionadores formulados cientificamente, bem como tratamentos e suplementos para o couro cabeludo, podem ser usadas para melhorar a saúde do couro cabeludo e, portanto, a saúde do cabelo. A tricologia também pode apontar para outros caminhos possíveis de tratamento, incluindo terapia capilar a laser ou simplesmente substituição capilar, como um sistema de substituição capilar.

Tricologia e seu cabelo

Por meio da tricologia, você pode entender por que está perdendo cabelo – mas não só. Você também pode entender o que pode fazer a respeito. E, mesmo que você não esteja enfrentando queda de cabelo, a tricologia pode oferecer medidas preventivas e maneiras de garantir que seu couro cabeludo apresente um ambiente saudável para o crescimento do cabelo. Quer sua preocupação seja a perda de cabelo hereditária ou o aparecimento repentino de uma alergia no couro cabeludo, a tricologia contém as soluções que você está procurando.

Na Raleigh Hair Concepts, acreditamos na importância da tricologia e alicerçamos tudo o que fazemos na compreensão da ciência. Isso nos capacita a fornecer respostas reais aos nossos clientes – e soluções reais. Todos os nossos estilistas são formados em tricologia e preparados para lhe oferecer respostas baseadas na ciência real.

Leia mais:  Cabelo 2b: Tudo que Você Precisa Saber na Hora de Cuidar

O que é um tricologista?

Os tricologistas são especialistas na ciência por trás da função, estrutura e doenças do cabelo e couro cabeludo humanos.

Também conhecidos como ‘médicos do cabelo’, os tricologistas são treinados em ciências da vida e podem avaliar problemas de queda de cabelo de forma holística. Muitas pessoas procuram um tricologista para saber sobre a perda de cabelo antes de irem ao médico.

tricologia

Não importa o processo, como acontece com todas as consultas paramédicas, os tricologistas trabalharão com o seu médico para garantir que você receba o tratamento correto.

O que acontece durante uma consulta com um tricologista?

Uma consulta com um tricologista leva entre 60-90 minutos, que inclui repassar todo o seu histórico médico e discutir todos os aspectos do seu estilo de vida, incluindo: dieta, estresse, medicamentos e o problema com o couro cabeludo.

A condição do seu cabelo pode dizer muito sobre o seu estilo de vida. Cabelo cheio e brilhante é normalmente um indicador de um estilo de vida saudável, enquanto o cabelo opaco e sem vida pode estar relacionado a um estilo de vida estressado e pouco saudável. 

Um exame completo do couro cabeludo é realizado, o que pode incluir fotografias do couro cabeludo sendo tiradas, amostras de cabelo colhidas e o couro cabeludo sendo examinado com uma lupa. Às vezes, podem ser solicitados exames de sangue, que podem ser feitos através do NHS ou da própria clínica.

Além dos tratamentos acima citados, o tricologista deve também orientar os pacientes em relação à mudança de hábitos em relação à alimentação e hábitos ligados à saúde, pois é através da ingestão balanceada de alimentos que as vitaminas necessárias para a saúde capilar são obtidos. 

Aqui na Capelli Divine você encontra profissionais altamente capacitados em tricologia para realizar a terapia capilar necessária segundo a necessidade específica de cada pessoa.

Marque agora a sua visita! 

Compartilhe
WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Capelli Divine
Olá 👋
Podemos te Ajudar?
Call Now Button