Logo_Capelli_Divine-branca-1920-2

Hidratação com Vinagre de maçã Veja Mais

Nesse artigo, mencionamos o vinagre de maçã como um ingrediente benéfico para cabelos crespos, crespos ou naturais. Este conceito pode ser novo para você, ou você pode apenas estar hesitante em lavar o cabelo com vinagre (compreensível!).

Então vamos explorar a ciência dos enxágues de vinagre de  maçã para cabelos naturais e como fazê-los!

Primeiro: o que torna um couro cabeludo saudável e equilibrado?

Seu couro cabeludo tem um nível de pH natural de cerca de 5, que é ligeiramente ácido. Este nível de acidez é importante para manter a camada de cutícula do cabelo plana e fechada. 

Uma camada de cutícula plana corresponde a um cabelo brilhante, liso, macio e com menos crespo. Previne o emaranhamento, quebra, ressecamento e queda de cabelo, ajudando cada fio de cabelo a reter a umidade e tornando-os suaves e menos propensos a se prenderem.

No entanto, muitos shampoos e outros produtos para o cabelo têm um pH mais alcalino (acima de 7), o que atrapalha o nível de acidez do couro cabeludo. A camada da cutícula responde abrindo-se, tornando-se suscetível à secura, quebra, frizz, emaranhado, etc. Isso pode ser especialmente problemático para cabelos naturais e cacheados.

vinagre de maçã

Você pode regular o pH do couro cabeludo e prevenir muitos dos efeitos negativos dos produtos alcalinos para o cabelo fazendo enxágues vinagre de maçã! O vinagre de maçã tem um pH de cerca de 3, mas diluído em água ficará próximo da acidez normal do couro cabeludo.

Vinagre de cidra de maçã para cabelos naturais

Os benefícios de um vinagre de cidra de maçã

O vinagre de maçã equilibra o pH do cabelo e do couro cabeludo. Ao diminuir o pH do couro cabeludo, o vinagre de maçã achata e fecha a cutícula do cabelo. Isso torna o cabelo mais liso e fácil de desembaraçar, mais brilhante, menos crespo, menos sujeito a quebras e mais hidratado. 

Leia mais:  Teve Corte Químico? Dicas Para Tratar o Fio Danificado

Embora o vinagre de maçã não possa diminuir a porosidade natural do cabelo ou reparar buracos na camada da cutícula causados ​​pelo calor ou danos químicos, ele achatou a cutícula do cabelo para mitigar os efeitos da alta porosidade do cabelo.

O vinagre de maçã ajuda a prevenir o crescimento de fungos e bactérias e mantém o cabelo e o couro cabeludo saudáveis. É anti-inflamatório e pode ajudar com caspa e queda de cabelo, uma vez que a causa subjacente geralmente são bactérias.

Também contém nutrientes (vitaminas B, C e potássio), que são benéficos para o cabelo.

Esfolia o couro cabeludo, removendo a pele morta e também o acúmulo de produtos que bloqueiam os poros do couro cabeludo.

Ajuda na definição do volume e dos cachos, uma vez que não pesa nos fios como os condicionadores à base de silicone.

O vinagre de maçã estimula o crescimento do cabelo, aumentando a circulação sanguínea nos folículos capilares.

É econômico e não contém conservantes ou produtos químicos adicionados que possam danificar seu cabelo!

Equívocos comuns sobre vinagre de maçã

Você pode usar o vinagre de maçã como um substituto para o shampoo.” Isto não é completamente verdadeiro. Embora o vinagre de maçã seja um clarificador e esfoliante eficaz, ele não limpa totalmente o cabelo. 

Alterne os enxágues vinagre de maçã com shampoo ou faça um enxágue vinagre de maçã diretamente após lavar o cabelo. Se você está preocupado com o shampoo que tira o cabelo, opte por um shampoo de limpeza suave, sem sulfato .

O vinagre de maçã é muito ácido e danifica seu cabelo. Isso é tecnicamente verdade – se você usar vinagre de cidra de maçã não diluído. O vinagre de maçã puro é extremamente ácido e definitivamente começará a degradar seu cabelo, e não recomendamos o uso do vinagre de maçã diluído mais do que uma vez por semana. 

Porém, diluído em água e usado ocasionalmente, o vinagre de maçã é muito benéfico para o seu cabelo!

Leia mais:  Queda de Cabelo: Quais São os Tipos de Alopecia e Como Tratar?

vinagre de maçã

Os tratamentos de vinagre de maçã deixarão seu cabelo com cheiro de vinagre.” Este é falso: enquanto você enxaguar o tratamento, seu cabelo terá um cheiro normal.

Como fazer um enxágue de vinagre de maçã

Escolha uma marca de vinagre de maçã orgânico, cru e não filtrado. O vinagre deve ser ligeiramente turvo em vez de transparente e conter uma pequena quantidade de sedimento (chamado de ‘a mãe’). É aqui que vivem todos os nutrientes! Dê uma sacudida na garrafa antes de começar.

Você pode fazer o enxágue vinagre de maçã logo após a lavagem do cabelo ou no cabelo sem lavar (lembre-se, seu cabelo precisa ser limpo de vez em quando!) Se não for limpar o cabelo primeiro, umedeça-o antes de começar. 

Misture vinagre de maçã cru com água, usando uma proporção de 1-3 (ex: 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de água, ou 1 e 3 xícaras, respectivamente, se desejar aumentar o volume).

A mistura é mais fácil de aplicar usando um borrifador ou um frasco com uma abertura muito pequena. Aplicar em todo o cabelo úmido ou molhado, da raiz às pontas. Massageie o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e ajudar na esfoliação.

Deixe a mistura assentar no cabelo por cerca de 5 minutos e enxágue bem.

Preste atenção em como o tratamento afeta seu cabelo! Você pode fazer isso uma vez por semana ou apenas uma vez a cada vários meses. Recomendamos começar fazendo o tratamento a cada duas semanas ou mais, e ajustando a frequência para o que achar melhor para o seu cabelo.

Com todas essas dicas sobre hidratação em cabelos com vinagre de maçã, tenha certeza que os resultados serão satisfatórios para você. 

Aqui na Capelli Divine você encontra profissionais altamente capacitados para muitas especialidades em seus cabelos. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de atendimento.

 

Compartilhe
WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Capelli Divine
Olá 👋
Podemos te Ajudar?
Call Now Button