Se auditar seus armários de cozinha está em sua lista de limpeza de primavera, você pode enfrentar um velho amigo que está sentado lá por um tempo: óleo de coco, queridinho do mundo da beleza.
As pessoas colocam no rosto, balançam ao redor da boca e até esfregam na barriga, mas realmente brilha, literalmente, em uma rotina de cuidados com os cabelos. O óleo de coco na verdade não hidrata (nenhum óleo o faz), mas usado estrategicamente, pode suavizar, adicionar brilho e ajudar a reparar cabelos secos.
Aqui estão maneiras de usar óleo de coco na rotina do cabelo, se você estiver pensando em colocar o pote na pia do banheiro.
Índice
Benefícios
O cabelo saudável depende da proteína. No entanto, produtos químicos e atividades cotidianas podem danificar a proteína do cabelo. Tinturas, alvejantes, xampus e produtos para pentear podem causar estragos em seu cabelo. Então o que você pode fazer?
Há algumas evidências de que o ácido láurico – um tipo de gordura saturada abundante no óleo de coco – pode beneficiar seu cabelo ao proteger contra a perda de proteína.
Cabelo danificado
Em um relatório de 2015, os pesquisadores revisaram vários estudos que testaram os efeitos dos óleos vegetais no cabelo humano. Os autores observaram que o óleo de coco tem alta semelhança com as proteínas do cabelo e uma capacidade única de penetrar na haste do cabelo.
Essa penetração é essencial para limitar a quantidade de água absorvida pelo cabelo, um fator chave nos danos diários do cabelo.
Além disso, um dos estudos revisados determinou que o óleo de coco era o único óleo capaz de reduzir a perda de proteína. Essa capacidade era verdadeira para cabelos não danificados e não danificados quando os participantes usavam o óleo como produto de preparação antes e depois da lavagem.
Este estudo também avaliou os efeitos do óleo mineral e do óleo de girassol no cabelo. 2 Nenhum dos dois ajudou a reduzir a perda de proteína.
Use-o como um “Pré-Poo” de proteção
Aqui está um truque que é particularmente útil para pessoas com cabelo seco ou encaracolado : evitando o couro cabeludo, cubra o cabelo seco com uma gota de óleo de coco cerca de uma hora antes de entrar no banho. O óleo protege cada fio de secar enquanto você lava. Enxágue o óleo do cabelo após a lavagem e aplique um condicionador normalmente. (Observe que se você tiver cabelo fino, o óleo pode ser demais para você.)
Use-o para impulsionar seu condicionador
O óleo de coco deixará qualquer condicionador ainda mais condicionador. Depois de saturar o cabelo com o condicionador, adicione uma camada de óleo de coco por cima. O óleo é oclusivo, por isso vai prender os ingredientes hidratantes do condicionador em seu cabelo, permitindo que eles penetrem na haste por mais tempo e com mais eficácia.
Espere pelo menos 15 minutos ou até uma hora antes de enxaguar – quanto mais você esperar, mais macio ficará seu cabelo.
Use-o para aumentar seu creme hidratante
Esta é uma solução prática para pessoas com cabelos grossos e secos. Depois de lavar e condicionar, penteie o óleo de coco com qualquer creme hidratante em todo o cabelo.
Em seguida, pegue uma quantidade do tamanho de um quarto de óleo de coco e coloque-a sobre o hidratante. Seque o cabelo normalmente. O óleo bloqueará o hidratante e ajudará seu cabelo a se manter hidratado por mais tempo.
Faça um desembaraço um pouco menos irritante
Cabelo bagunçado? Passe óleo de coco nas seções que precisam de um pouco de ajuda. O óleo fornece um “deslizamento” útil que torna o pentear uma provação menos angustiante.
Torne seu cabelo mais lindo
Coloque algumas colheradas de óleo de coco em um borrifador e borrife seu cabelo para um brilho natural. Se estiver trabalhando com óleo que solidificou, coloque a garrafa em uma tigela com água morna por alguns minutos para que o óleo volte a ser líquido.
Use-o para natação
A pior parte de dar um mergulho? A destruição da água salgada e do cloro no cabelo, é claro. Antes de ir para a piscina ou praia, cubra o cabelo com óleo de coco. O óleo atua como uma barreira entre seus fios e a água, até certo ponto.
Pense nisso como uma touca natural (ou uma touca que não faz você parecer um idiota).
Limite de umidade
Para domar os fios rebeldes e frisados, esfregue uma quantidade de óleo de coco do tamanho de uma ervilha entre os dedos. Transfira o óleo para as partes crespas do cabelo para acalmar os fios rebeldes. Um pouco vai longe!
O que não usar para isso
Infelizmente, o óleo de coco não ajuda no crescimento do cabelo ou na caspa. Não há estudos confiáveis e revisados por especialistas que provem que o óleo de coco pode crescer novamente.
Quanto à caspa, o óleo de coco pode realmente provocar mais flocos! Se usado no couro cabeludo, o óleo de coco obstrui os poros e evita que os folículos capilares “respirem”. Isso desidrata o couro cabeludo e pode tornar o caso de caspa mais pronunciado. Em vez disso, experimente um shampoo medicamentoso.
Aqui na Capelli Divine você encontra profissionais altamente capacitados para muitas especialidades em seus cabelos. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de atendimento.