Sendo uma das queixas mais comuns entre pacientes que vão às clínicas dermatológicas, a queda de cabelo, também conhecida como alopecia é um problema que aflige milhares de pessoas no mundo. Causada por diversos fatores, como falha genética, stress, tratamentos químicos, gravidez, ou má alimentação, este infortúnio pode acabar com a auto estima do indivíduo.
Ao notar que os fios estão caindo ou quebrando com uma maior frequência, deve-se procurar um profissional para detectar o tipo e grau de queda, para então procurar o tratamento adequado.
Atualmente existem diversas formas de retardar e reverter o quadro. Uma alimentação saudável, por exemplo, pode ter inúmeros benefícios não só no crescimento e saúde do cabelo, mas também no seu corpo todo. O uso de medicamentos orais ou tópicos, como soluções a base de minoxidil e 17 alfa estradiol, também pode ser indicados, assim como tratamentos a partir de laser ou luz de led, microagulhamentos, e intradermoterapia capilar. Em casos mais avançados existe a opção de transplantes capilares.
Os dermatologistas indicam que esfoliar e massagear o couro cabeludo também ajuda com o problema de queda, já que isso estimula a circulação e promove uma renovação das células.
Atenção: nunca se automedique para tratar a queda de cabelo. Isso pode acentuar o problema. Procure o médico em tricologia para receber um diagnóstico confiável e profissionais altamente capacitados para realizar o tratamento de recuperação dos fios.
Vários tratamentos, como terapia capilar a laser, transplante de cabelo, pontos críticos, cirurgias estéticas, shampoos medicinais e medicamentos estão chegando para ajudar milhões de pessoas para acabar com a queda de cabelo e obter o cabelo desejado.
Você pode escolher o tratamento adequado com a ajuda de um especialista em cabelo após identificar a causa da queda de cabelo. Mas, para garantir o sucesso do tratamento, é necessário recorrer a um estúdio de renome e consultar profissionais experientes como a Capelli Divine.
Índice
Principais causas da queda de cabelo
Várias causas da queda de cabelo podem variar de pessoa para pessoa com base em fatores genéticos e hábitos de vida. Algumas causas da queda de cabelo, como nutrição inadequada, falta de uma rotina de cuidados com os cabelos, efeitos colaterais de medicamentos e penteado excessivo, são fáceis de tratar.
No entanto, outras causas importantes, como perda de cabelo hereditária e alterações hormonais, requerem tratamento médico adequado.
Embora algumas causas da queda de cabelo sejam evitáveis, outras podem se tornar mais graves com o tempo e, portanto, devem ser tratadas imediatamente. Algumas das causas mais comuns de queda de cabelo são:
Má nutrição
Como todas as outras partes do corpo, o cabelo precisa de nutrição para crescer rápido e permanecer saudável. Fazer uma dieta balanceada rica em vitamina A, vitaminas B, vitamina C, vitamina D, proteínas, zinco e ferro é fundamental para impedir a queda de cabelo.
Todos os outros tratamentos podem falhar se o cabelo não receber nutrientes naturais na forma de alimentos saudáveis. Você também pode tomar comprimidos multivitamínicos para suprir a deficiência nutricional.
Nutrição externa
Junto com a nutrição interna, o cabelo também precisa de condicionamento externo para se manter em sua melhor forma. O cabelo fica mais sujeito a quebrar quando está seco e quebradiço.
Portanto, é fundamental o uso de máscaras capilares, massagear o couro cabeludo com óleo de coco ou óleos essenciais e usar condicionadores capilares. Além disso, nutrir o cabelo torna-se fundamental para minimizar os danos sempre que alguém passa por qualquer tratamento químico ou se engaja no penteado.
Modelagem de cabelo
A maioria das ferramentas de modelagem de cabelo, como modeladores de cabelo, alisadores de cabelo e secadores de cabelo, usam calor que pode causar danos imensos ao cabelo. Além disso, os tratamentos químicos, como alisamento e coloração do cabelo, também danificam o cabelo.
Muitas tinturas de cabelo também consistem em produtos químicos e podem deteriorar a qualidade do cabelo com o tempo. Os especialistas recomendam o uso de protetores de calor durante o penteado e a substituição das tinturas de cabelo químicas por tinturas orgânicas para minimizar os danos.
Fatores hereditários
A perda de cabelo também pode ocorrer como resultado de problemas de saúde hereditários. A calvície de padrão masculino, o tipo mais comum de queda de cabelo entre os homens, é causada por fatores hereditários.
A única maneira de controlá-lo é iniciar o tratamento contra queda de cabelo imediatamente, passando por procedimentos médicos e cirúrgicos.
Medicamento forte
O medicamento prescrito para muitas doenças tem como possível efeito colateral a queda de cabelo. Além disso, outras doenças de saúde como hipertensão, tireóide, câncer e doenças cardíacas também podem contribuir para a perda de cabelo.
A única forma de controlar a queda de cabelo, neste caso, é identificar os medicamentos que estão causando a queda e interrompê-los ou tomar medicamentos sem receita.
Estas são algumas causas comuns de queda de cabelo, mas também podem haver vários outros motivos. É fundamental obter um diagnóstico do couro cabeludo feito por um cabeleireiro para identificar a causa real.
Qual é o melhor tratamento para queda de cabelo
Diferentes tratamentos contra a queda de cabelo atendem a várias causas de queda de cabelo. Para decidir sobre o melhor tratamento para a queda de cabelo, deve-se identificar a causa da queda de cabelo no seu caso e escolher o tratamento adequado.
Para escolher o melhor tratamento para queda de cabelo, é fundamental considerar a causa da queda, condição atual do cabelo, histórico médico, orçamento e expectativas.
Alguns dos tratamentos eficazes para a queda de cabelo no Advanced Hair Studio são:
Terapia capilar a laser
Neste procedimento, os especialistas em cabelo usam a energia da luz para estimular os folículos capilares, acelerando o crescimento do cabelo e controlando a queda. É uma excelente solução para queda de cabelo nos estágios iniciais da queda de cabelo. Este tratamento pode ser realizado várias vezes em várias sessões para dar o cabelo desejado.
Transplante de cabelo
Neste procedimento, os cirurgiões capilares transplantam os folículos capilares de uma parte da cabeça com cabelo suficiente (área doadora) para outras áreas calvas (local do receptor) para reiniciar o ciclo de crescimento do cabelo nas áreas calvas. Este tratamento proporciona alívio mesmo nas fases posteriores da queda de cabelo e garante os melhores resultados independentemente da fase da queda de cabelo.
Tratamentos médicos
Shampoos anti-queda de cabelo e medicamentos orais também podem ajudar a controlar a queda de cabelo. Os especialistas em cabelo podem prescrever o melhor shampoo de controle de queda de cabelo em conjunto com as necessidades individuais para controlar a queda de cabelo em nenhum momento.
É a maneira mais fácil de parar a queda de cabelo, pois não requer nenhum tratamento ou cirurgia.
Tratamentos cosméticos
As cirurgias cosméticas proporcionam a aparência de uma coroa inteira sem a necessidade de cirurgias que envolvam agulhas e dor. São procedimentos não invasivos que são possíveis mesmo em fases posteriores da queda de cabelo.
Além disso, você também pode usar perucas de cabelo para cobrir as manchas carecas e obter o penteado necessário.
Estes são alguns tratamentos capilares comuns para curar a queda de cabelo, mas você deve consultar um cabeleireiro para escolher o melhor procedimento. Antes de prosseguir com o tratamento, é necessário estudar o histórico médico para ter certeza da plausibilidade dos procedimentos de controle de queda de cabelo e apurar os resultados.
Na Capelli Divine possuímos os melhores métodos do mercado para reverter o quadro deste problema. Marque uma visita em um dos nossos salões!