Logo_Capelli_Divine-branca-1920-2

Hidratação Caseira para Cabelo Cacheado: 10 receitas

Você já experimentou todos os cremes de hidratação ao ar que existem, apenas para acabar com uma bagunça de cabelo crespo e fofo? Já foi para a cama sem ter ideia de como seu cabelo ficará pela manhã? Viu umidade e calor na previsão e se escondeu por uma semana?

Se algum dos itens acima lhe parece familiar, você pode ser abençoado com cabelos ondulados, mas não exatamente encaracolados. E enquanto alguns dias pode parecer que você tem o melhor dos dois mundos, na maioria dos dias parece um aborrecimento.

As boas notícias? Com a rotina correta, você pode gerenciar seus supostos cachos para obter a aparência que deseja, quer esteja penteando o cabelo em cachos lindos, abraçando sua textura natural para um look despenteado fácil ou alisando com uma chapinha.

Mas primeiro…

Aqui está o que você precisa saber sobre cabelos ondulados.

Para entender seu cabelo ondulado, primeiro você precisará de uma cartilha sobre os diferentes tipos de cachos. Seus genes e a forma de seus folículos capilares (junto com alguns outros fatores) desempenham um papel na aparência de seu cabelo, que normalmente é classificado em 4 tipos principais e vários subtipos. Essa categorização leva em consideração densidade, volume, comprimento e consistência.

hidratação

Embora você possa se identificar imediatamente com um dos 4 tipos principais, também é normal que nós, garotas de cabelos ondulados, ainda estejamos confusos. Por exemplo, você pode sentir que está entre o Tipo 1 e o Tipo 2, dependendo do dia, pequenas mudanças de rotina, umidade do ar e muitos outros fatores.

Outro dos maiores desafios para o cabelo ondulado é o frizz. Com sua textura natural, o cabelo ondulado tende a ficar crespo mesmo com um pouco de umidade no ar. Se você mora em qualquer lugar perto do mar, em uma área com alta umidade, ou se você suar na linha do cabelo, você sabe disso muito bem.

Ainda se sente frustrado? Sim, conhecemos o sentimento.

Sem obter blowout ou permanentes brasileiros a cada poucos meses,  o que pode ficar caro, com certeza, a  melhor dica é experimentar produtos e rotinas até descobrir o que funciona para você. Você pode decidir com antecedência qual visual deseja, pois começar seu estilo desde o momento em que entra no chuveiro pode fazer uma grande diferença.

Leia mais:  Trança de Linha de Crochê: Veja sua Utilização e Benefícios

Além disso, aqui estão algumas dicas para ter em mente à medida que você conhecer seus cabelos ondulados.

Manutenção geral para cabelos ondulados

Como mencionamos acima, o cabelo tende a se enquadrar em um tipo 

ou subtipo principal. 2A, por exemplo. Você precisará procurar produtos leves que não deixem seu cabelo pesado,  a mousse é uma ótima escolha.

Mas os 2C tendem a ter fios mais grossos e  você precisará de umidade extra para manter os fios hidratados e seu cabelo pode lidar com produtos mais pesados.

Chuva ou umidade intensa em sua previsão do tempo? Embora sua tendência seja para se esconder, você não precisa,  mas definitivamente leve isso em consideração quando estiver modelando seu cabelo ondulado para que possa parar o crespo.

Se você tem cabelo fino, aplique um produto modelador leve, para modelar. Fios mais grossos podem lidar com um gel ou soro resistente à umidade. 

Um condicionador profundo ou máscara de cabelo hidratante usado uma vez por semana também pode fornecer um tampão.

Se você sente que está constantemente acorrentado a seu secador de cabelo ou chapinha, você não está sozinho. Apenas certifique-se de usar um protetor de calor primeiro e mantenha sua ferramenta em uma configuração baixa. 

Mesmo quando você está usando seu modelador de cabelo ou varinha, uma configuração muito quente pode fazer as cutículas do seu cabelo incharem.  E até mesmo achatá-la. 

Mantenha-o baixo e envolva a onda levemente para encorajar e definir a forma da onda.

hidratação

Quando seu cabelo estiver seco, tire as mãos, escove também! A escovação excessiva pode causar frizz e quebra, e tocar no cabelo pode transferir a umidade da pele para os fios. 

Cabelo bonito começa no chuveiro

Use água morna,  não muito quente, mas não muito fria, e, em seguida, enxágue com água fria após o shampoo e condicionador. Isso sela a cutícula e adiciona brilho.

Hidrate, hidrate, hidrate! 

Condicione profundamente uma vez por semana para manter a umidade do cabelo. Você também pode procurar produtos sem sulfato, especialmente se o seu cabelo for pintado.

Dê continuidade ao seu banho com um produto nutritivo sem enxágue. Use queratina se seu cabelo estiver danificado.

Leia mais:  Relaxamento para Cabelos Cacheados: Veja os Prós e Contras

Desembaraçar molhado com um pente de dente largo ou com os dedos. Usar escova

pode quebrar sua onda, ondulação natural e também causar danos.

NÃO seque o cabelo com a toalha normal!

Isso causa atrito, o que leva a frizz e danos. Em vez disso, pegue uma toalha ou camiseta de microfibra e delicadamente esprema ou limpe o excesso de umidade

Como melhorar suas ondas e cachos com hidratação

Quer trabalhar com suas ondas? Encontre um creme nutritivo ou para aumentar os cachos e aplique uniformemente nos cabelos úmidos. 

Torcer ou amassar as ondas enquanto o cabelo ainda está úmido também pode ajudar. Trabalhe em seções de 1 polegada para melhorar a aparência “fragmentada”.

Tente usar um difusor com seu secador de cabelo. Um difusor reduzirá a força do ar que entra em seu secador de cabelo, de forma que seu cabelo não seja tão bagunçado. 

Resultado: os cachos permanecem intactos e o frizz sob controle.

Não subestime o spray de cabelo. Encontre um que ofereça o nível de fixação de que você precisa, sem problemas.

Tente secar ao ar livre: Se você tomar banho à noite, tente dormir em tranças para definir suas ondas em um padrão de cachos mais definido. Comece com um bálsamo leve, cobrindo o cabelo da raiz às pontas. Em seguida, divida o cabelo em duas mechas e faça uma trança de cada lado, prendendo com um pequeno elástico. Pela manhã, solte as tranças e despenteie os cabelos, use um modelador de cachos para retoques, se necessário.

Como amar seu cabelo ondulado

Seja paciente. Você pode ter que tentar e tentar novamente até encontrar os produtos e a rotina que o ajudam a obter a aparência que deseja.

Se você não pode fazer isso, finja. Pode haver dias em que seus cachos terão vontade própria. Abrace isso! Deixe sua confiança transparecer e, se tudo mais falhar, faça um rabo de cavalo baixo ou um coque bagunçado.

Aqui na Capelli Divine você encontra profissionais altamente capacitados em tricologia para realizar a terapia capilar necessária segundo a necessidade específica de cada pessoa.

Compartilhe
WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Capelli Divine
Olá 👋
Podemos te Ajudar?
Call Now Button