Logo_Capelli_Divine-branca-1920-2

Calvície e Queda de Cabelo em Homens: Causas e Tratamentos

A calvície, também conhecida como alopecia androgenética é um dos problemas que mais incomodam os homens. Desde a Grécia antiga a queda de cabelos incomoda desde o imperador, até um camponês, mas mal sabiam eles que este problema é derivado de um fator genético e hormonal, que causa uma alteração no ciclo de crescimento do cabelo, atingindo mais de 50% da população masculina mundial.   

A di-hidrotestoesterona é o principal hormônio ligado a calvície, e é ela que induz a mudança no ciclo e nos folículos capilares, causando fios cada vez mais curtos, fracos e escassos no couro cabeludo, até que os mesmos parem de nascer por completo. Por isso, é muito importante que os homens fiquem atentos aos níveis de hormônios no corpo, para que caso necessário seja realizada uma reposição, ou suplementação. Outros fatores que podem causar a alopecia são penteados apertados, estresse, e ansiedade.

Muitas pessoas pensam que o principal sintoma da calvície é a queda de cabelo, porém, isso pode apenas significar que o seu couro cabeludo está iniciando um novo ciclo capilar. É necessário ficar atento ao crescimento do cabelo, pois caso ele comece a ficar mais fino, mais ralo, e com uma cor mais falhada, é preciso procurar um tratamento para refrear o processo de perda. 

Saber a hora de procurar um especialista

Ao procurar um especialista, o seu histórico de saúde será requisitado, assim como será necessário realizar exames físicos, hemograma, dosagem de ferro e ferritina, hormônios da tireoide, entre outros. 

O efeito mais sentido por quem sofre de calvície é o psicossocial, tendo em vista que esteticamente homens que não são calvos aparentam ser mais jovens. Além disso, outro efeito causado pela alopecia androgenética é o  maior risco ao câncer de pele, causado pela exposição do couro cabeludo aos raios solares.

Infelizmente até o momento não existe uma cura definida para a calvície, porém, já existem tratamentos que quanto mais cedo forem iniciados, maiores são as chances de retardar o seu progresso, como, por exemplo, o uso da finasterida e da dutasterida, vasodilatadores que retardam a queda dos cabelos e aumentam a espessura dos fios.

Calvície

Existem alguns procedimentos que comprovadamente funcionam e ajudam a reverter a situação da alopecia, quando feitos em conjunto com o tratamento dermatológico, sendo eles:

  • Intradermoterapia: injeção de alguns ativos no couro cabeludo;
  • Microagulhamento: perfurações superficiais na pele causadas por microagulhas;
  • Uso de luzes: podendo ser ‘laser’ ou ‘led’;
  • MMP: procedimento que usa um dispositivo eletrônico vibratório que causa microinfusão de medicamentos na pele. 

Além dos procedimentos e tratamentos citados, também existem procedimentos cirúrgicos que tem como função o reestabelecimento do ciclo capilar, e atualmente conseguem garantir um ótimo resultado, retirando fios de partes não receptoras do DHT, e implantando-os no couro cabeludo. Vale ressaltar que este procedimento precisa ser acompanhado do tratamento, e que a cirurgia não é indicada para casos mais avançados, necessitando também de manutenção constante. 

Leia mais:  Qual a Importância da Terapia Capilar?

Hoje em dia a medicina está muito moderna, e existem muitos procedimentos capazes de tratar diversos casos.

Por que os homens ficam carecas?

Infelizmente, a maior parte da perda de cabelo é hereditária. É causada por alopecia androgênica, que deixa os homens com a linha do cabelo recuada ou uma coroa significativamente mais fina. A alopecia androgênica é causada pela testosterona, ou seja, seu subproduto, denominado diidrotestosterona.

Os folículos capilares tendem a encolher devido à influência do DHT. À medida que encolhem, sua durabilidade se torna cada vez menor, até que eles parem de crescer o cabelo completamente.

Existem dois tipos básicos de padrões de queda de cabelo:

Enfraquecimento do cabelo no topo da cabeça e nas têmporas.

O cabelo começa a retroceder da frente da linha do cabelo em direção à parte de trás

Causas da queda de cabelo

História familiar de calvície, a genética pode causar calvície de padrão masculino, uma condição hereditária de queda de cabelo. O início da calvície de padrão masculino pode ocorrer já na puberdade.

Alopecia Areata 

Esta é uma condição médica em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, causando manchas circulares calvas no couro cabeludo. Essa condição pode ser induzida por estresse.

Medicamentos 

Doenças como diabetes, tireóide, lúpus ou anemia podem induzir queda de cabelo. Os efeitos colaterais dos medicamentos tomados para o tratamento da depressão, câncer, hipertensão, artrite, etc. também podem levar à queda de cabelo, que na maioria dos casos é temporária.

Estresse e trauma 

Trauma físico excessivo e estresse emocional também podem induzir queda de cabelo.

Penteados e tratamentos 

A queda de cabelo também pode ser causada por certos produtos e tratamentos de cabelo agressivos. Além disso, para homens com cabelo mais longo, penteados justos também podem causar uma forma de queda de cabelo conhecida como alopecia por tração.

Calvície

Fatores de risco

A seguir estão alguns fatores que podem aumentar o risco de perda de cabelo: 

  • Genética
  • Dieta não saudável
  • Estresse
  • Condições médicas (por exemplo, diabetes) 

Opções de tratamento para queda de cabelo

Existem várias opções de tratamento de restauração capilar para combater a queda de cabelo. Algumas das opções mais populares incluem:

Medicação

Medicamentos sem receita como Minoxidil e Finasterida são aprovados pela Anvisa  e amplamente usados ​​para tratar a queda de cabelo. O minoxidil é uma solução tópica aplicada no couro cabeludo e pode iniciar o crescimento de novos cabelos. A finasterida é uma pílula que diminui a taxa de queda do cabelo.

Cirurgia de Restauração Capilar 

As duas formas mais proeminentes de cirurgia de transplante capilar são FUE (Extração de Unidade Folicular) e FUT (Transplante de Unidade Folicular). 

Leia mais:  7 Formas de Fazer Hidratação com Óleo de Coco no Cabelo

Extração da unidade folicular  folículos capilares individuais são extraídos da área doadora no couro cabeludo e transplantados em pequenas incisões na área calva.

Transplante de unidade folicular  ao contrário do FUE, uma tira de pele é extraída da parte de trás do couro cabeludo em vez de folículos pilosos individuais. A tira de pele é dissecada em enxertos foliculares e inserida em incisões na área receptora.

Medidas de prevenção

A perda de cabelo normalmente ocorre devido à calvície de padrão masculino, causada devido à genética, e não pode ser evitada. Para evitar outras formas de queda de cabelo, você pode tomar as seguintes medidas:

Faça algumas mudanças no estilo de vida e na dieta, como manter uma dieta saudável, evitar fumar e limitar o consumo de álcool.

  • Seja gentil ao pentear o cabelo, evite pentear ou escovar o cabelo molhado.
  • Fique longe de tratamentos agressivos, como produtos químicos para cabelo, ferros de ondulação, rolos quentes, etc.
  • Evite penteados que puxam o couro cabeludo, como rabos de cavalo apertados e tranças.
  • Use água fria para lavar o cabelo em vez de água quente. 
  • Proteja seu cabelo da poluição e da luz solar usando um boné ou um lenço quando sair.

Obtenha todos os medicamentos ou suplementos que esteja tomando, verificados pelo seu médico para garantir que eles não induzam a queda de cabelo.   

Mudanças de estilo de vida

Definitivamente, o mais difícil e o menos comum. A maioria das pessoas vão recorrer a um procedimento cirúrgico para resolver um problema, em vez de realmente mudar algo na forma como funcionamos e no modo de vida a que nos acostumamos.

Então, se você quiser diminuir a perda de cabelo dos homens, estas são algumas das coisas que você pode fazer:

Parar de fumar

Você conhece todos os efeitos negativos que fumar causa e, portanto, isso nem deveria ser um problema. Você definitivamente não só ficará mais saudável, mas também poderá desacelerar o processo de queda de cabelo.

Dieta balanceada

Alimentos industrializados e sucos cheios de açúcar não vão ajudar na sua causa, isso é certo. Portanto, para dar ao seu cabelo uma chance de lutar, você precisa fazer algumas mudanças na dieta. Sua dieta deve incluir uma variedade de vegetais, frutas, grãos inteiros e proteínas magras.

Além disso, tente incluir em sua dieta alimentos ricos em ferro, como carne magra, feijão, vegetais verdes e ovos. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum, gema de ovo, sementes de cânhamo e nozes, também são extremamente benéficos. Beber muita água.

Na Capelli você conta com a terapia capilar, um ótimo procedimento para combater a queda, diminuir a porosidade, e estimular o crescimento dos fios. Entre em contato conosco para saber mais! 

Compartilhe
WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Capelli Divine
Olá 👋
Podemos te Ajudar?
Call Now Button